No texto Concepções do brincar na Psicologia as
autoras Therezinha Vieira, Alysson Carvalho e Elizabeth citam primeiramente as
formas de análise sobre jogos e brincadeiras de estudiosos de diversas áreas,
como historiadores, sociólogos e filósofos. Posteriormente fixam suas análises
mais aprofundadas na abordagem da conceituação e reconhecimento no fenômeno do
“brincar” na Psicologia. Desenvolvem também uma abordagem sobre as relações do
“brincar” com o desenvolvimento através de pressupostos teóricos da
psicanálise, do construtivismo de Jean Piaget e da psicologia
histórico-cultural.
Na primeira parte do texto os autores apresentam a afirmação do historiador
Huizinga (1971) que diz ser o jogo elemento fundante de cultura, ou seja, as
instituições sociais evoluíram a partir de práticas lúdicas. Outro historiador
citado é Ariès ( 1978) este autor destaca no clássico História social da
criança e da família a importante função de coesão social que o jogo tinha na
Idade Média em contraposição a faixa cada vez mais estreita que vem ocupar na
vida do homem moderno envolvido entre as solicitações da vida doméstica e do
trabalho. Destacam no campo da Sociologia Brougére (1994, 1998a, 1998b) que se
interessa na transformação das relações entre jogo e educação em nossa
civilização e nas relações que o brincar/jogar mantém com a cultura.
Para responder o questionamento: É possível definir o brincar?
Utilizam-se para suas reflexões e definições de alguns autores. Para nossos
autores diferentemente do material do jogo, cujo uso obedece a determinadas
regras, o brinquedo pode ser utilizado de forma mais livre, de acordo com a
vontade de quem com ele brinca. O termo brincar não é menos complexo. Em geral,
no sentido comum, é mais reservado à infância. Para Santa Roza (1993) “o termo
que possui maior abrangência é ludus, do latim. Ele remete às brincadeiras, aos
jogos de regras, a competição, recreações teatrais e litúrgicas. Dele deriva o
nosso termo lúdico, significando aquilo que se refere ao brincar quanto ao
jogar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário