Com a chegada do terceiro milênio, práticas educativas mais
firmes, autoritárias e duras foram deixadas para trás, levando para a sala de
aula liberdade de expressão, de pensamento e abrindo espaços para o diálogo,
tanto entre alunos como entre alunos e professores.
O
conhecimento não é mais tido como algo pronto e acabado, dentro de um
determinado conteúdo, nem tampouco imposto pelo professor e tendo que ser
engolido pelos alunos. Pelo contrário, conhecimento hoje é a troca de
informações, pois, no âmbito escolar, aprender é compartilhar os saberes que
cada sujeito carrega consigo, das experiências anteriormente vividas.
Além disso, o
professor deve ser aquele que estimula a curiosidade, é questionador – não para
humilhar o aluno e mostrar que ele é o detentor do saber, mas para dar
condições de o aluno refletir sobre os temas abordados na sala de aula,
levando-o às suas próprias descobertas. A princípio, ajudar na construção de uma escola aberta,
democrática. Com isso, os estudantes percebem que a direção da
escola é aberta, comunicativa, que confia nos profissionais e nos alunos,
aprendendo que existem competências próprias de cada profissão, o que garante a
segurança futura.
O
bom professor deve incentivar
uma relação aberta entre escola e família, pois a criança e o
adolescente precisam desse contato para se sentirem valorizados, além de
perceberem que o processo educativo não é feito de qualquer jeito, mas com
contribuições dos dois lados.
Muito
se vê falar em exercício da cidadania, pouco se faz para garantir que as
próprias crianças sejam, desde já, cidadãs comprometidas com a formação de um
mundo mais justo e melhor.
Nas
práticas de sala de aula, o bom professor deve estimular os alunos a exercitarem a cidadania,
levando-os a agir de forma correta, pensando nas consequências de seus atos,
sendo responsáveis com a vida no planeta, com a preservação do meio ambiente,
com a educação e o respeito na vida cotidiana, valorizando a pluralidade
cultural, tendo controle sobre sua liberdade, preocupando-se com o bem-estar do
outro e do meio político e social em que vive. Quando
se trabalha exercitando a cidadania, promovem-se valores que ajudam o educando
a se aprimorar enquanto pessoa.
Dentro disso, podemos destacar valores humanos que devem ser estimulados no
contexto escolar, como a
tolerância, a solidariedade, o respeito às diversidades, sejam elas
culturais, pessoais ou sociais. O bom professor é aquele que promove
a circulação do conhecimento, que aguça a curiosidade, que proporciona a
reflexão, abrindo espaço para o diálogo saudável, para a troca de
informações, propondo que cada sujeito envolvido no processo deixe sua opinião.
E deve permitir
que o lúdico faça parte das atividades rotineiras da sala de aula, pois
aprende-se muito mais através da brincadeira, da diversão e do prazer.
Com isso, permite-se que os alunos cresçam enquanto pessoas e
enquanto profissionais. Que sintam as necessidades do mundo, de
que somos responsáveis para que tudo corra bem, para que as coisas aconteçam de
forma organizada e planejada, visando o crescimento social do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário