No dia 29/03 segunda-feira tivemos mais uma aula do Seminário Integrador Eixo III, o assunto no qual permeou o nosso encontro foi justamente a construção do nosso Portfólio de Aprendizagem, fizemos o exercício de rever as nossas postagens e a discussão girou em torno da nossa capacidade de argumentação, do quanto nossa atividade semanal de escrever no blog pode nos auxiliar nessa construção, a melhorar a nossa escrita e a nossa reflexão. Também nos foi proposto visitar o blog dos colegas, com o propósito de estimular também a nossa capacidade de dialogar.
Achei a atividade muito interessante e de extrema importância para nós aprendizes de pedagogia, pois o diálogo é “simplesmente” a nossa ferramenta de trabalho e para que haja o aprimoramento desse instrumento é extremamente válido e necessário que saibamos refletir sobre as nossas percepções, aprender a colocar as palavras e também, a saber, fazer e receber críticas.
Eis o ponto crucial da tarefa as “críticas”, esse é um momento em que temos que realmente nos colocar na posição de alunos, elogios são ótimos nos deixam orgulhosos e felizes, mas são as críticas (bem construídas) que nos levam a refletir e a perceber onde precisamos melhorar. Por mais penoso que possa parecer, precisamos aprender também a receber as críticas e a utilizá-las como um degrau importante no avanço da nossa carreira.
Fica o desafio então de aprendermos a transmitir com clareza e consistência nossos argumentos, ou seja, de nos tornarmos “escritores” e também o de sermos “leitores” a fim de ampliarmos a nossa percepção, nosso ponto de vista e assim se estabeleça a comunicação, tentar compreender e ser compreendido. Pois como disse Gandhi “Ser capaz de entender o ponto de vista de alguém é um presente inestimável: ganhamos um outro ponto de vista segundo o qual nos enxergamos.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário