Os conhecimentos obtidos em um nível macro
referem-se às políticas sociais, transformações históricas e econômicas bem
como suas análises. Os conhecimentos no nível micro, não menos importantes, tem
a ver com o que está citado acima, o conhecimento de causa os problemas,
conflitos e vivências diárias das crianças como fontes de conhecimento.
Reconhecendo estas aprendizagens ou problemas
do nível micro, ou do dia-a-dia das crianças encontraremos subsídios para
compreender melhor as infâncias e qualificar este processo natural do ser
humano. A infância não se encerra ela é permanente na sociedade e por isso
tamanha importância em discuti-la.
Por fim, entendo que ações democráticas na
escola nos dão um bom começo para dar voz as crianças. Ela precisa participar
como atuante neste espaço de interação. Praticas como conselhos escolares,
conselhos participativos e rodas de conversa são trabalhosos, mas extremamente
significativos. Já participei de momentos como este e tenho certeza que as
crianças têm muito a contribuir com a educação e n sociedade como um todo.
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