domingo, 29 de novembro de 2015

Fechamento Interdisciplina Alfabetização!




        Na Interdisciplina Fundamentos da Alfabetização, ministrada pela professora  Professora Ivany e Tutora Josele, venho observando cada vez mais que o modo eficiente de dar aula é uma característica fundamental do profissional que se empenha nas suas artes: a arte de dar aula e a arte de ensinar mediando. A professora demonstra uma desenvoltura no dar suas aulas, de maneira que o aprendizado se dá de forma rápida e estimulante. As atividades propostas são embasadas por material de fácil compreensão, e o exercício de trabalhar com jogos na alfabetização mostra que o objetivo em sala de aula é introduzi-los como facilitadores para a aprendizagem da criança, pois podem favorecer a socialização destas,  permitindo por meio das atividades realizadas a interação entre professor e aluno e entre os próprios alunos, além de ser útil como meio construtor da personalidade porque as crianças aprendem novas regras, desenvolvem o comportamento, passam a perceber o mundo ao seu redor e começam a participar desse mundo. Ah, e o melhor de tudo isso: brincando, de maneira lúdica!
        Assim, novos horizontes profissionais estão sendo abertos para que eu desenvolva minhas habilidades em dar aulas de modo a alfabetizar com maior segurança, com uma metodologia planejada e com embasamento teórico.
        Satisfeita, sigo em frente aguardando novos estudos.
        Parabéns à professora  Professora Ivany e Tutora Josele.




Abordagem interdisciplinar...


Os conhecimentos obtidos em um nível macro referem-se às políticas sociais, transformações históricas e econômicas bem como suas análises. Os conhecimentos no nível micro, não menos importantes, tem a ver com o que está citado acima, o conhecimento de causa os problemas, conflitos e vivências diárias das crianças como fontes de conhecimento.
Reconhecendo estas aprendizagens ou problemas do nível micro, ou do dia-a-dia das crianças encontraremos subsídios para compreender melhor as infâncias e qualificar este processo natural do ser humano. A infância não se encerra ela é permanente na sociedade e por isso tamanha importância em discuti-la.  
Por fim, entendo que ações democráticas na escola nos dão um bom começo para dar voz as crianças. Ela precisa participar como atuante neste espaço de interação. Praticas como conselhos escolares, conselhos participativos e rodas de conversa são trabalhosos, mas extremamente significativos. Já participei de momentos como este e tenho certeza que as crianças têm muito a contribuir com a educação e n sociedade como um todo.

Conceitos de Crianças: Selvagem, Natural e Social...



            As crianças podem ser definidas baseando-se por três conceitos:
Alguns conceituam como selvagem, pois a criança é um ser menos evoluído, menos desenvolvido e que necessita uma explicação. É vista como algo particular que já fomos e a imortalidade do seu futuro imanente; uma comunidade estável e previsível que todos fizeram parte um dia.
Para outros a infância é natural, pois ser criança é normal e a convivência com elas é natural. A mudança de fase vem marcada por ritos de passagem, cerimônias ou apenas vem com significados ideológicos. A criança é um ser que vai maturando, conforme o desenvolvimento biológico e cognitivo.
Sob outro ponto de vista, a criança é um ser social, visto que a infância é uma fase da vida que a criança -tábua rasa - se prepara para a convivência futura, para tornar-se um ser cultural e credível.
A minha prática pedagógica está orientada pelo conceito da criança NATURAL, pois as vejo como pessoas que estão conhecendo o mundo, e nós, como adultos educadores, temos que guiá-los para que o seu desenvolvimento seja integral.
Devemos favorecer o crescimento saudável, estimular as suas potencialidades e prover meios para que possam aprender, bem como estimular as capacidades cognitivas. Mas, acima de tudo, permitir que brinquem, explorem o ambiente, construam conhecimentos, interajam com os demais.

Penso que a infância é uma riquíssima etapa da vida e existem sim, ritos de mudança criados pela sociedade. Ao sair da educação infantil fazemos uma formatura, o primeiro rito de passagem. Depois, vão surgindo outras cerimônias, algumas religiosas, que anunciam uma nova etapa.

sábado, 28 de novembro de 2015

Infâncias étnico-raciais...


As abordagens do artigo "A diferença étnico-racial em livros brasileiros escrito por Edgar R. Kirchof, Iara T. Bonin e Rosa M. H. Silveira:  tentam colocar os personagens negros como personagens principais, eles tentam explicar o porquê das diferenças de tal personagem; também apresentam os personagens negros em diferentes tipos de conflitos, mas abordando a sua questão ancestral, sua origem e também as narrativas ensinam a aceitar e se posicionar diante da diversidade étnica.

Bebê soft...



A idealização da infância é cultural e faz parte do sonho de toda mulher que tem um filho, focando o lado meigo e ocultando as imperfeições, as deficiências, carências e desencantos da maternidade.
         A infância soft divulgada pela mídia é a supressão da necessidade que o ser humano tem de resgatar algo que há muito deixou para trás: a doçura e a inocência de um tempo lúdico e imaculado, irreversível em sua vida, frente à realidade da vida adulta.

      Soft remete à leveza e a infância é um porto seguro emocional onde o ser humano encontra o alento para enfrentar as asperezas do cotidiano.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Planejamento de aula!



Planejar uma aula é sempre um ato de concentração e muita imaginação.
Confesso que planejar uma aula dinâmica envolvendo as explicações da professora e aprendizagens é um tanto desafiador. Mas me envolvi e me deixei levar pela imaginação. Os jogos, a maneira lúdica como ela conduziu todas as aulas, exercícios e textos já me serviu como um pilar. 

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Inspiração...


Final de semestre ao qual estamos todas tomadas de tantas tarefas, sejam ela pessoais, profissionais e por aí vai, me deparei com esta imagem acreditando ser inspiração para muitos de nossos sonhos e metas para a vida e para a conclusão de nosso curso.

Organização.....

Na aula de Seminário Integrador, discutimos bastante sobre a questão de atualização do portfólio de aprendizagens ou seja o nosso blog. No semestre passado já vivenciamos está experiência e no momento de nossa avaliação final algumas colegas sentiram falta das atualizações. Esta ferramenta é a base de nossos estudos, relatos, vivências e aprendizagens. 

A importância de conhecer a LDB!




A LDB, Lei de Diretrizes e Bases, foi criada para garantir o direito a toda população de ter acesso a educação gratuita e de qualidade, para valorizar os profissionais da educação, estabelecer o dever da União, do Estado e dos Municípios com a educação pública.
Eu já tenho a opinião de que o problema do Brasil não é falta de leis que garantam os direitos dos alunos e dos professores a uma educação de qualidade, mas sim é que muitos educadores não tem conhecimento e não exigem o cumprimento da lei, por governantes que não fazem a menor questão de proporcionar as nossas crianças e adolescentes educação básica de qualidade.

Curiosidades de Freud....


Como Freud me perturba e me confunde em pensamentos. Aos mesmo tempo que consigo compreender uma teoria aparece outra. Sexualidade como é um assunto assustador nos tempos de hoje. Mas ao mesmo tempo é interessante observar o quanto as fases estão sendo puladas. Também consigo acompanhar esta teoria de sexualidade em casa juntamente de meu filho ao qual aprendi o significado de seu ciúmes com relação a mim e ao meu marido, na verdade isto na teoria vem a ser um complexo de édipo sintoma este que anteriormente eu nem sabia do que se tratava.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Aula presencial de Alfabetização.




Fui para casa super contente com esta aula. Percebi algumas coisas em comum, tirei dúvidas sobre meus erros, mas acima de tudo consegui acreditar ainda mais que estou no caminho correto quanto a escolha de minha profissão. Agradeço a UFRGS por ter o privilégio de uma formação em alto nível.
Registrei alguns slides e também registrei as minhas anotações da aula.