Depois de ler o texto “A poesia infantil no Brasil” do Luís Camargo, fiquei pensando na importância da poesia para os nossos alunos.

A poesia tem o poder também de mexer com o imaginário da criança, fazendo com que se expressem, que relatem seus desejos e sentimentos. Além de ser um gênero textual importante para auxiliar a alfabetização, pois com as rimas, o aluno vai descobrindo palavras e novas palavras que se encaixam dentro dessas palavras, favorecendo para o professor momentos de brincadeiras com as palavras das poesias. Um exemplo disso é a palavra dentro da palavra com rimas poéticas: o que tem dentro de casas? Asas! O que tem dentro de amar? Mar! Possibilitando também construções poéticas com os alunos, após as brincadeiras.

Existem diversas maneiras de trabalhar com poesia na sala de aula:
- Varal poético: pequenos poemas pendurados numa corda no meio da sala, oportunizando ao aluno a leitura.
- Baú da poesia: baúzinho confeccionado pelos alunos com poesias que eles vão trazendo de casa para acrescentar, o baú pode percorrer a escola em diversos momentos, favorecendo a interação.
- Hora da poesia: escolher um dia da semana e um momento da aula para se ler poesia, indico as poesias de Vinicius de Moraes, como a Arca de Nóe, que são engraçados e remetem a coisas da realidade do aluno.
E existem muitas outras atividades envolvendo poesia podemos fazer em sala de aula. O que importa é ter esse momento, onde a poesia vai estar inserida nas nossas salas. Lembrando sempre que, nós professores, temos o papel importante de mobilizar nossos alunos e incentiva-los. Então, temos que ser os motivadores desta prática, da leitura da poesia, promovendo e aproximando os alunos com textos poéticos, para deste modo favorecer a criatividade, a sociabilidade, a sensibilidade, o imaginário, que é tão importante para o desenvolvimento pleno.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir