segunda-feira, 28 de março de 2016

Aula Magna por Nuccio Ordine!

Assistindo a aula do crítico, filósofo e professor italiano Nuccio Ordine, consegui compreender e me identificar com muitos de seus pensamentos, suas teorias e sua maneira de fazer referência ao estudo atual.
Dentre tantas citações, marcou a importância do Passado. Onde ele se refere que “monumentos, descobertas, museus”, terão consequências desastrosas, onde acabaremos por apagar sua importância, deixando de investigar um passado e perdendo o sentido da história. Assim como nossas escolas estão orientadas a formar profissionais sem fazer sentido a sua essência ou referência ao seu passado.
Outra citação muito importante e fazendo referencia a nossa realidade política é: “Se tivéssemos um país de gente do bem” teríamos economia capaz de financiar todos os saberes considerados inúteis, afinal investir na economia é formar jovens para a justiça, para a solidariedade, para a tolerância, para a recusa da corrupção, e para o crescimento econômico e cultural, frisando ainda que corrupção é combatida com boas leis, boa escola e boa universidade, valores estes esquecidos por nossos governantes.
Dinheiro compra tudo, exceto o saber! Pensamento maravilhoso! Ao qual alguns seres ainda se referem a universidade como compra de diploma em especial ao ensino a distância.
Por último menciono as palavras citadas por ele vindas de Albert Einstein:” A escola deveria ter como seu fim que os jovens saiam dela com personalidade harmoniosa e não reduzidos a especialistas”.

"A educação, segundo Nuccio, não pode se apoiar na ilusão de que prepara jovens exclusivamente para o mercado de trabalho, porque os cenários estão em transformação constante."



quinta-feira, 24 de março de 2016

Postagens!


Com foco que abrimos nosso último encontro no PEAD, nos questionando e argumentando acerca de nossas postagens e como elas podiam ser um mecanismo de construção em nosso processo de escrita, como futuras pedagogas, professoras, mas por ora estudantes; e também sobre as questões que envolvem o ato de escrever em si, levando em conta que temos um fazer acadêmico e que nossos textos devem refletir não só nosso aprendizado bem como deve mediar a leitura de quem o lê, e a forma que esse leitor recebe é que nos faz pensar, e construir um texto cada vez mais elaborado com prerrogativas de sustentação e coesão quanto aquilo que pretendemos transmitir.
Nossas discussões em grupo nos levam a crer que é preciso  muita caminhada além de um olhar mais criterioso e de certa forma isento na comparação com outros, podendo-se assim divagar e criar de forma mais espontânea nossos aprendizados e entendimentos.
Entendemos que no processo de construção de nossas postagens vamos aperfeiçoando nossos métodos e criando espaços para o diálogo e a troca com outros colegas, observando seus comentários e pontos de vista.

Síntese Reflexiva!


Escolhi esta imagem para falar um pouquinho sobre a Síntese Reflexiva e a sua Apresentação Oral. 
No primeiro instante foi traumático, já a segunda apresentação fluiu muito melhor.
De todos os trabalhos finais,  a síntese reflexiva foi a que mais fluiu no meu processo de aprendizagem e compreensão do semestre, além, é claro,  da proposta do curso. A partir da comunhão e intercomunicabilidade entre as disciplinas e nossos aprendizados foi bem mais fácil fazer o link e expressar em palavras nossos sentimentos e construções feitas ao longo do semestre.
Me lembro de como foi gratificante poder colocar minhas novas visões sobre os textos das interdisciplinas e suas perspectivas acerca da educação, tirando o fato de que ser avaliada pela professora Ivany já te faz vencer um grande desafio.
Falar para mim é muito mais fácil do que escrever, porém é preciso conter as emoções que surgem ao longo da apresentação. Com base na minha imagem que pela minha cara já diz que foi preciso coragem para chegar até aqui, percebo que a cada semestre, a cada texto, a fala como a escrita vem sendo aprimorada, e que avaliar meu colega não é tarefa fácil pois eu também serei avaliada em algum momento. Observei que para minhas colegas novas o nervosismo foi além, misturado da ansiedade do momento, mas após começar ou até mesmo visualizar uma apresentação tudo se tornou mais agradável. 
Reforço que cada estudo aprimora ainda mais nossos conhecimentos nos tornando desafiados a procurar crescer mais e mais.

Volta às aulas!!!


   Colegas, volta às aulas, volta as nossas leituras e as tarefas do moodle. O seminário integrador como sempre desafiador! É  muito bom poder regressar e saber que novos aprendizados nos aguardam e principalmente que  nosso encontro nos dá a oportunidade de encontrarmos pessoas que estão traçando o mesmo caminho, possivelmente com as mesmas dúvidas e desejos. Bom retorno a todas  e todos e muito estudo!