quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Influência da mídia na Infância!





Nos dias atuais, devido os pais trabalhar fora de casa, às crianças começam a frequentar a pré-escola ainda muito cedo, na maioria das vezes antes de completar um ano. Desta forma o ensino que antes era somente dado pelos pais, tem se dividido com as escolas e com os meios de comunicação, principalmente a televisão.
Como negar a influência da TV, presente na quase totalidade dos domicílios brasileiros, sobre as formações das identidades sociais? A mídia influencia as pessoas no modo de agir, de pensar e até no modo de se vestir. Ela cria as demandas, orienta os costumes e hábitos da sociedade, além de definir estilos, bordões e discussões sociais. Contudo, além de não podermos subestimar o poder da influência da mídia na vida das pessoas, também não podemos ignorar a importância deste caso seja utilizada de forma mais ética e consciente. Quero dizer que o poder que os veículos de comunicação têm para mobilizar as pessoas é muito grande e pode ser usado para o bem ou para o mal.  Campanhas de doação de sangue, de vacinação, de incentivo à reciclagem, para economizar água, pela paz, para ajudar pessoas, e muitas outras, quando divulgadas e incentivadas pela mídia ganham proporções enormes e trazem resultados muito além do esperado. Os meios de comunicação em massa devem contribuir para a valorização da diversidade cultural, a promoção dos direitos humanos, no combate a todo tipo de violência, no acesso à informação, entre outros. Esta deveria ser sua função primordial.

Um comentário:

  1. Oi Maíra! Muito legal teu texto! Que enorme desafio temos frente aos meios de comunicação. Te faço a seguinte pergunta: como conseguir educar as crianças para não serem consumistas e, desta forma, evitar um pouco daquilo que a mídia espera delas? Abç!

    ResponderExcluir