quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Influência da mídia na Infância!





Nos dias atuais, devido os pais trabalhar fora de casa, às crianças começam a frequentar a pré-escola ainda muito cedo, na maioria das vezes antes de completar um ano. Desta forma o ensino que antes era somente dado pelos pais, tem se dividido com as escolas e com os meios de comunicação, principalmente a televisão.
Como negar a influência da TV, presente na quase totalidade dos domicílios brasileiros, sobre as formações das identidades sociais? A mídia influencia as pessoas no modo de agir, de pensar e até no modo de se vestir. Ela cria as demandas, orienta os costumes e hábitos da sociedade, além de definir estilos, bordões e discussões sociais. Contudo, além de não podermos subestimar o poder da influência da mídia na vida das pessoas, também não podemos ignorar a importância deste caso seja utilizada de forma mais ética e consciente. Quero dizer que o poder que os veículos de comunicação têm para mobilizar as pessoas é muito grande e pode ser usado para o bem ou para o mal.  Campanhas de doação de sangue, de vacinação, de incentivo à reciclagem, para economizar água, pela paz, para ajudar pessoas, e muitas outras, quando divulgadas e incentivadas pela mídia ganham proporções enormes e trazem resultados muito além do esperado. Os meios de comunicação em massa devem contribuir para a valorização da diversidade cultural, a promoção dos direitos humanos, no combate a todo tipo de violência, no acesso à informação, entre outros. Esta deveria ser sua função primordial.

A importância do letramento na Alfabetização.


Concluo que a alfabetização é um processo de ensino aprendizagem, que tem como objetivo levar à pessoa a aprendizagem inicial da leitura e escrita. Sendo assim, a pessoa alfabetizada é aquela que aprendeu habilidades básicas para fazer uso da leitura e da escrita. É possível observar também que para tornar os alunos alfabetizados existem vários métodos que podem ser classificados como sintéticos e analíticos ou globais. Os métodos sintéticos são aqueles em que o professor começa a ensinar do menor para maior, ou seja: das letras para os textos e orações. Já nos métodos analíticos ou globais o professor começa a ensinar pelo caminho inverso, do maior para o menor, ou seja, dos textos ou orações para as letras. Enfatizo que na escolha do método de alfabetização é preciso levar em conta que cada criança tem seu ritmo e sua maneira própria de aprender. Assim, a forma de um professor ensinar para uma criança às vezes precisa ser diferente de uma outra, porque um método pode ser bom para alfabetizar uma criança, porém, pode não ser o melhor para a aprendizagem da outra. Sendo assim, não existe uma receita pronta de alfabetização, cabendo ao professor muito estudo e dedicação para fazer o melhor para alfabetizar a sua turma.  



quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I




Não estive presente na primeira aula da professora Tania da Interdisciplina- Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I, mas percebi que a aula foi bem proveitosa e aqui registro um pouco de meu entendimento sobre psicologia.

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência.
Assim, a Psicologia hoje, pode contribuir em várias áreas de conhecimento, possibilitando cada área uma gama infinita de descobertas sobre o homem e seu comportamento, ou sobre o homem e suas relações.E não tem como falar de psicologia e não lembrar deles...Sócrates, Platão, Aristóteles!


Desafios da tecnologia!





Google Drive...
Um lugar para criar, compartilhar, colaborar e manter seu conteúdo.
Conhecemos deste novo método de aprendizagem. Fomos orientados pelo professor Crediné a produzir nosso texto coletivo neste local. Assim pude perceber o quanto a tecnologia avança sendo capaz de produzirmos um texto sem sequer salvar.

Retorno das aulas!


Retornar as aulas é sempre motivo de descontração.
Aqui está um belo retrato do retorno. Colegas sempre motivadas e amigas, pronta para ajudar.
Estamos aqui expondo nossos desafios alcançados no primeiro semestre do curso, colocando nossas dificuldades mas em especial nossos objetivos alcançados em apenas um semestre.