sexta-feira, 24 de abril de 2015

Machuca



O filme mostrou bem, não só o problema interno do Chile, mas uma realidade que ocorre na maioria dos países, principalmente países em desenvolvimento. Uma realidade que que é caracterizada pela grande desigualdade social e o pelo preconceito. O filme mostra dois 'mundos', o de Gonzalo e o de Machuca. Esses dois 'mundos' se encontram com a ida de Machuca para o colégio de Gonzalo, lá a insatisfação com a chegada de crianças pobres gera brigas e desavenças entre os alunos. O preconceito nessa parte do filme é evidente. 
A amizade de Gonzalo e Machuca, cresce e cada um conhece a realidade do outro. Dessa forma cada um se satisfaz, fugindo um pouco de suas vidas, interrompida pelo golpe militar que estourou no Chile nessa época.
Enfim, o filme conseguiu mostrar muito bem suas idéias, tornando possível algumas discussões e fazendo repensar um pouco dos nossos atos.

9 comentários:

  1. Na escola onde você leciona, ocorre esta desigualdade Maíra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São todos da mesma classe,mas ainda encontramos alguns pensamentos diferentes e alguns preconceitos. Temos alunos de inclusão onde por vezes são motivos de certos comentários maldosos, os comentários nem são materialistas pois como disse eles não tem muito dinheiro e sim preconceituosos.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Que ideias te marcaram a ponto de mudar teus atos? Por quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De que o preconceito está dentro de cada um de nós. Nós o alimentamos! mesmo acontece com nossos alunos. Precisamos apontar outros caminhos, mostrar que somos todos iguais que temos os mesmos direitos, independente de diferenças físicas.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. De que o preconceito está dentro de cada um de nós. Nós o alimentamos! mesmo acontece com nossos alunos. Precisamos apontar outros caminhos, mostrar que somos todos iguais que temos os mesmos direitos, independente de diferenças físicas.

      Excluir