terça-feira, 28 de abril de 2015

Quanto vale ou é por quilo?


O filme nos remete à uma semelhança dos tempos da escravidão de outrora, com a servidão que vivemos hoje com políticas publicas que escondem debaixo do tapete, por meios de "Benefícios' a verdade, que os menos favorecidos continuam sendo usados em plataformas políticas. Sabendo que o Capitalismo influencia na vida das pessoas; onde vimos liberdades sendo compradas com suor e outros se rendendo a criminalidade para sustento e aceitação na sociedade.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Émile Durkheim





“A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto”; 
“A sociedade e cada meio social particular determinam o ideal que a educação realiza”


Émile Durkheim

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Machuca



O filme mostrou bem, não só o problema interno do Chile, mas uma realidade que ocorre na maioria dos países, principalmente países em desenvolvimento. Uma realidade que que é caracterizada pela grande desigualdade social e o pelo preconceito. O filme mostra dois 'mundos', o de Gonzalo e o de Machuca. Esses dois 'mundos' se encontram com a ida de Machuca para o colégio de Gonzalo, lá a insatisfação com a chegada de crianças pobres gera brigas e desavenças entre os alunos. O preconceito nessa parte do filme é evidente. 
A amizade de Gonzalo e Machuca, cresce e cada um conhece a realidade do outro. Dessa forma cada um se satisfaz, fugindo um pouco de suas vidas, interrompida pelo golpe militar que estourou no Chile nessa época.
Enfim, o filme conseguiu mostrar muito bem suas idéias, tornando possível algumas discussões e fazendo repensar um pouco dos nossos atos.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Paulo Freire

Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Paulo Freire

O que podemos fazer para melhorar este índice?


Aula do dia 14/04/2015.




Na aula do dia 14/04 fomos apresentados ao professor Paulo. Muito didático e dinâmico movimentou a nossa noite.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Sejam Bem Vindos!!!

Oi! 
Eu sou a Maíra Martins,tenho 29 anos e sou a dona do blog. Sou Gaúcha, escorpiana e moro com meu marido Fabiano e o meu filho Luiz Eduardo.
Sou professora na Escola Tomé de Souza na cidade de Taquara.
Criei este blog para compartilhar informações que possam me auxiliar na minha formação como educadora e também como mãe.

Sintam-se a vontade para curtirem e comentarem!

Voltem sempre...

Abraços Maíra